http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A NOVA VELHA GUERRA



por Renato Rodrigues

O Alcateia vai falar de novela? Sério? Já não basta aquelas matérias de seriados que ninguém vê? Calma, eu chego lá...

Assisti com boa vontade ao remake de Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, sucesso absoluto no horário das 7h nos anos 80: os diálogos da nova versão que começou nesta segunda foram 90% iguais a novela original tirando algumas naturais atualizações. Até o timing das piadas foi  igual!

Eles até começam com um ótima ideia: a herança desta vez é deixada pelos personagens de Paulo Autran e de Fernanda Montenegro (que inexplicavelmente tem os mesmos nomes que seus sobrinhos atuais, Otávio e Charlô) e que são homenageados nos quadros animados da mansão (uma sacada pré-Harry Potter, já em 1983). Isso dá a ideia de que é uma continuação, o que anima os que assistiram a primeira versão, como eu, mas o que se vê a seguir é a mesma trama, personagens e diálogos da Guerra original.
 
Eu pergunto: precisava refazer a novela? Antes de responder, vamos analisar uma possibilidade mais criativa:
 
 
Por que não fazer mesmo UMA CONTINUAÇÃO? Uma NOVA história, mesmo que repetindo o mote de homens vs mulheres? Por que não usar NOVOS personagens para herdar a fortuna de Otávio e Charlô e reprisar com NOVAS situações a guerra sem fim entre barbados e beldades?
 
Os americanos arriscaram isso com Dallas, não fazendo um remake, mas trazendo os descendentes do velhaco JR e cia. para brigarem no horário nobre por petróleo e poder como faziam há 30 anos.  
 
 
 
"Pô, Renato você só quer ver coisa velha?" NÃO!!! (Respondo), quero ver também coisa nova. Eu já vi essa novela antes (Não é expressão) e adoraria rever os atores da novela original repetindo seus papéis em participações especiais e um texto moderno com um verdadeiro NOVO enfoque sobre as relações entre homens e mulheres. Eu ainda vou assistir um pouco mais quando puder mas, por enquanto, foi como levar uma torta requentada na cara. E a torta original era melhor!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário