http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

terça-feira, 15 de maio de 2012

PARA UM DIA FRIO...

Por Ana Sandrini Braga
... Um prato quente!

E por isso, eu trago aqui uma coletânea de algumas sopas mágicas do meu grimório, aproveitando que Yule está ai, no mês que vem (pra quem segue a roda Sul), então vamos botar o caldeirão no fogo e as mãos na massa!!


     

Sopa do Sucesso
(Para ficar esbelta)

Ingredientes:

-Um molho de agrião, couve e espinafre.
-2 Nabos
-1 cenoura
-1 Chuchu
-Salsinha
-Cebolinha
-Para melhorar o paladar, algumas vezes acrescentar vinagre balsâmico, ou vinagre de maçã e/ou abóbora cozida.

Modo de preparar: Para uma pessoa, durante uma semana. Cozinhar tudo e quando esfriar, bater no liquidificador, acrescentando a salsinha e a cebolinha quando estiver quase pronta. Tomar sempre quente. Os acréscimos para melhorar o gosto devem ser feitos na ocasião de tomar a sopa.

Durante este período, favor tomar leite e iogurte desnatado; comer gelatina diet, maçã, cenoura crua, salsão, bolacha de água e sal...


Sopa de milho gratinado
(Essa sopa serve também para ser servida nos festivais de Samhain)

Ingredientes:
-2 latas de milho em conserva
-1 colher de sopa de manteiga
-1 litro de água fervente
-1 gema
-1 colher de sopa de maisena
-1 lata de creme de leite
-2 tabletes de caldo de carne
-200 gr de queijo minas

Preparação: Bata o milho no liquidificador, deixando a água de uma só lata. Bata junto a manteiga e ½ litro da água fervente. Junte a gema, a maisena, o creme de leite e bata novamente até ficar homogéneo. Leve a mistura ao fogo e acrescente ou outro ½ litro de água fervente com os tabletes de caldo de carne dissolvidos. Deixe ferver e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixíssimo. Depois de pronto, coloque a sopa num refractário e salpique o queijo minas ralado por cima. Leve ao forno para derreter o queijo e gratinar.

Canja de galinha
(para Yule)






Ingredientes:
-1 peito de frango ficado ou filé de frango
-3 dentes de alho amassados
-1 cebola picada
-1 tomate picado
-2 tabletes de caldo de galinha
-1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
-1 cenoura ralada
-2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
-Cheiro verde a gosto
-Queijo parmesão ralado

Preparação: Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo. Tampe a panela e deixe engrossar. Sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).


Creme de abóbora
(Outra sopa que pode ser servida em Samhain)


Ingredientes:
-1kg de abóbora
-1 litro de água
-½ litro de leite
-2 latas de creme de leite com o soro
-2 cebolas raladas
-1 colher de sopa de manteiga
-1 molho de cheiro verde
-Sal
-½ xícara de castanhas do Pará trituradas
-Mais ou menos 2 colheres de sopa rasa de farinha de trigo

Preparação: Limpe a abóbora e corte em pedaços. Depois cozinhe no leite, com a água, a cebola, o sal, a castanha e meio amarrado de cheiro verde por aproximadamente 1 hora.


Depois de cozida retire o amarrado de cheiro verde e bata a mistura no liquidificador. Coloque novamente na panela e engrosse com a farinha dissolvida em água. Depois de fervida, acrescente o creme de leite e prove o sal. Se quiser acrescente uma pitada de noz-moscada e pimenta do reino. Depois de pronta sirva quente salpicada com cheiro verde bem picadinho.


Por hoje é só, pessoal.
Lembrando que as sopas que "podem" estar presentes nos rituais de Samhain não quer dizem que SÓ devem ser feitas nessa data. Pode-se fazer também em outras ocasiões, mas é um bom pedido no Festival dos Mortos.

Obrigada pela sua atenção, lobos queridos!
Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário