http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cigano Vladimir

Por Sandrini e Fernando Coelho


       A pedido do nosso lobonalta Carlos, vamos falar do cigano Vladimir hoje.

       Existem duas lendas sobre ele, e vamos falar das duas para que vocês possam estar a par do assunto, mas saber qual lenda é a verdadeira não importa, afinal, estar em sua presença é o que realmente importa e é o que vale.
       A primeira versão e a mais falada é de que Vladimir apaixonou-se por uma  cigana de sua caravana, só que esse sentimento também surgiu no coração de seu irmão. Para decidir a questão, ambos participaram de um duelo, porém, Vladimir, que estava a ponto de dar o golpe final, desistiu de matar o próprio irmão e acabou sendo apunhalado pelas costas. A sua amada, não suportando perde-lo,  pega o punhal cravado nele e se mata cravando em seu próprio peito, levando-a a morte.

       A outra versão é de que Vladimir era de origem eslava (Indo-Européia) e que se apaixonou por  uma cigana chamada Esmeralda (ela tinha esse nome por fazer trabalho de curas com pedras verdes), mas ela se casou com outro porque já estava prometida. Depois de muitos anos, quase idosos, eles se unem ficando por pouco tempo juntos, pois ela logo morreu.

       Embora existam duas lendas sobre ele, suas características são únicas, sendo um rapaz moreno claro de olhos e cabelos pretos. Costuma aparecer com roupas diferentes conforme a mudança da fase da lua, usando na cheia um blusão vermelho com colete e calça azul turquesa; na lua crescente, um blusão branco, colete e calça brancos bordado com fios de prata; na lua nova, um blusão azul turquesa, colete e calça vermelhos e bordados com pedras coloridas, e na lua minguante um blusão branco de mangas compridas, colete e calça marrons e uma faixa branca na cintura. Em todas as fases da lua ele usa a faixa branca, na qual traz o seu punhal de prata. O lenço que ele usa é de cores diferentes conforme a fase lunar, como azul na lua cheia, branco na crescente, vermelho na nova, e alternado na minguante. Na orelha esquerda ele traz uma argola de ouro, e no pescoço um cordão também de ouro com um medalhão antigo de seu grupo.

       É um cigano imperioso e trabalhador, sendo um bom protetor do trabalho.  Gosta das coisas boas da vida, apreciando muito o som de musicas com violino, sendo que ele sabe tocar esse instrumento desde os seis anos de idade, tornando-se seu instrumento musical de magia. 


        ~*Ritual com Vladimir (para atrair alegria e a energia desse cigano na sua vida)*~

       Acenda um incenso e uma vela branca, chame por Vladimir, coloque uma musica com violino (de preferência cigana) e dance com ele. No final, agradeça pela companhia e ofereça uma taça de vinho ou um pão a ele, se desejar pode ser os dois. Esse ritual é ótimo para dias de tristeza, ou quando precisamos de uma proteção extra principalmente no trabalho.

       Espero que novos lobonaltas se manifestem, dando dicas de qual cigano gostaria de ver aqui no Alcateia na próxima quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário