http://www.youtube.com/user/AlcateiaVideos www.alcateia.com http://www.omundodeeddie.blogspot.com/ http://portaldasluzes.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Talismã Oriental - Maneki-neko

       Vocês pediram! Imploraram! Alguns eu acredito piamente que se ajoelharam! Colocaram dinheiro em notas no meu sutiã! ....... OPA, isso é outra coisa!!!

       Mas mesmo que seja para a infelicidade de alguns, eu estou de volta! Trazendo mais um pouco sobre a superstição japonesa, e seus amuletos! A ultima vez eu lhes apresentei[?] o Daruma-san, um boneco que realiza desejos. Mas gente, um aviso: cuidado para não interferir no livre arbítrio alheio.  Por favor! Conheço gente que pediu pro Daruma trazer o amado de volta, sendo que ele já estava resolvido com outra! Eu confio em vocês, sei que são pessoas espiritualmente e mentalmente evoluídas, se não, não estariam aqui, mas avisar algo assim nunca é demais.

       Então, vamos ao nosso post de hoje! Mostrarei um pouco sobre o simpático casal de gatos, Maneki-Neko!  (ATENÇÃO: este eu não sei se deve ser ganho ou pode ser comprado, se alguem souber, por favor, coloca nos comentários)


Maneki-Neko

       No Japão, gato é "neko", este em especial tem esse nome pois significa "gato que acena". Algumas pessoas acham que significa união, casamento, companheirismo, etc. Mas não, meu amigo cheirador de calcinhas, não! O Maneki-Neko traz sorte, fortuna, dinheiro, money baby! É comumente usado em estabelecimentos de comércio, independente se for um ou dois, mas quase ninguem sabe que cada pata levantada tem um significado: a direita, é fortuna; a esquerda, saúde.

       Tem inúmeras lendas em torno desse casal de gatos, fazendo com que sua origem seja quase desconhecida. Eu selecionei duas, as mais conhecidas, para postar aqui:

Pretinho! Esse é de bruxa!
1-      Uma senhora cuidava de um estabelecimento a beira de estrada, mas apesar disso, o comércio estava a beira da falência. Quase nenhum cliente passava por aquela estrada, e eles estavam fadados a fechar as portas. O gato desta senhora costumava ficar do lado da fora, dormindo ou fazendo quaisquer outras coisas. Num dia, ele estava sentado na encruzilhada, lambendo-se e coçando a orelha (fazendo o movimento de levantar a pata), neste momento, um grupo de viajantes, cansados e famintos, passou pela estrada e viu o felino fazendo esses movimentos, logo eles acharam que o gato os estava chamando para aquele caminho, e foram por ele. Encontraram a hospedaria. Desde aquele dia, muitos clientes foram se hospedar ali pela história do gato que chama clientes.

2-      Um senhor, cansado de viajar, faminto e com frio, decidiu entregar-se a morte. Avistando uma tempestade, ele apenas se jogou ao chão e esperou sua hora. Foi quando ele avistou o felino, fazendo o movimento de coçar a orelha. O senhor pensou que o gato estava apontando em uma direção, então ele seguiu a direção que o animal supostamente apontou, e acabou encontrando uma caverna, onde pode se aquecer e se esconder da tempestade. Ali dentro, ele ainda encontrou cogumelos e ervas comestíveis, e saciou parte de sua fome.

       Estas são as lendas mais conhecidas, mas existem outras, indo do monge até a família real japonesa.
Este até parece real!....... Perai!!

       Os Maneki-Neko podem ser encontrado em diversas forma e tamanho. Existem aqueles que cabem na palma de sua mão, e aqueles em tamanho família. Não importa qual você vá escolher, é sempre bom que tenha o par, pois ninguém gosta de ficar sozinho no mundo (forever alone). Existem até alguns que tem as duas patas levantadas!

       Algumas pessoas acham que quanto mais clientes o comércio tiver, maior fica a pata da estátua. Alguns até medem os anos de vida que o "animal" tem pelo tamanho da mesma. Tem aqueles que gostam também de dar um pouco de seus lucros ao gatinho, afinal, ele que está trazendo toda fortuna pra casa, oras!! Ele merece um pouquinho, ao menos!

       Mas vamos combinar: abrir poupança pro gato, já é demais.

       O felino por si só tem inúmeros significados, mas isso é uma questão mais cultural: enquanto no Brasil o gato preto da azar, nos Estados Unidos ele dá sorte. Tem gente que acha que QUALQUER gato é sinal de má sorte! Tem gente que acha que eles dão 13 anos de azar pra quem matar um. Em alguns locais ele tem 7 vidas, em outros, 9, e em outros, 13.
       De qualquer forma, é um animal envolto de simbologia. Todos temos que concordar que ele é, no mínimo, misterioso! É o tipo de bicho que, ou você gosta, ou odeia.

        E pro pessoal que gosta de animê (os famosos desenhos japoneses) e também gosta de gatos, eu recomendo a animação O Reino Dos Gatos, do estúdio Ghibli. Não vou postar nenhum link para download, porque não tenho a permissão, mas é só procurar por este nome mesmo e encontraram inumeros sites.

       Bom, isso é tudo pessoal! Eu espero ver vocês de novo! Eu aqui, no meu velho e querido banco...... Roteiro errado, aaaahhhhh!!

       Lobos e lobas, espero ter ajudado e trazido um pouco de cultura para suas cabecinhas! Agradeço a atenção, e espero comentários!

       Abraços e uivos
       Sandrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário